POSSIBILIDADES E LIMITES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar as possibilidades e limites de atividades investigativas, identificadas por professores, para o ensino de Ciências Naturais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com um grupo de vinte e oito professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) de escolas municipais de Ipatinga-MG. Verificou-se uma boa aceitação por parte dos envolvidos para a utilização de atividades investigativas em sala de aula, reconhecendo a importância dessas para o desenvolvimento do aluno. Entretanto, alguns professores demonstraram que só utilizariam essa estratégia como ilustração da prática, após explicação dos conceitos científicos. Aponta-se, portanto, para a necessidade de maior reflexão sobre essa estratégia com os professores da educação básica.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i1.1281
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450