POSSIBILIDADES E LIMITES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Priscila Franco Binatto, Carmen Maria De Caro Martins, Ana Cristina Santos Duarte

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo investigar as possibilidades e limites de atividades investigativas, identificadas por professores, para o ensino de Ciências Naturais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com um grupo de vinte e oito professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) de escolas municipais de Ipatinga-MG. Verificou-se uma boa aceitação por parte dos envolvidos para a utilização de atividades investigativas em sala de aula, reconhecendo a importância dessas para o desenvolvimento do aluno. Entretanto, alguns professores demonstraram que só utilizariam essa estratégia como ilustração da prática, após explicação dos conceitos científicos. Aponta-se, portanto, para a necessidade de maior reflexão sobre essa estratégia com os professores da educação básica.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i1.1281

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Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

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