MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DE ESTUDANTES SOBRE O TEMA E AS POSSÍVEIS CAUSAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

Priscilla Fernandes Souza, Thamara Medeiros Azevedo, Luiz Sodré

Resumo


A Microbiologia, assim como outras áreas da Biologia que são caracterizadas por exigir um maior nível de abstração e por isso são consideradas de difícil compreensão, apesar de estar relacionada a aspectos comuns do cotidiano, aparece em destaque quando se trata das dificuldades de entendimento dos conteúdos por parte dos alunos. Com base nessa concepção, o presente estudo objetivou analisar a visão de estudantes do Ensino Médio sobre esse tema em uma escola pública da Paraíba. Para tanto, foi elaborado e aplicado um questionário estruturado para alunos do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio buscando também verificar a interferência de concepções alternativas sobre Microbiologia no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos permitiram perceber que muitos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre microrganismos, contudo, algumas incoerências foram apresentadas quanto às múltiplas atividades em que esses seres microscópicos podem estar envolvidos, bom como às diversas funções que eles podem desempenhar. Considera-se que os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser resgatados durante a abordagem da Microbiologia, a fim de evitar a permanência de concepções equivocadas e promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa do tema.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i1.1380

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ISSN: 2237-4450

 
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