AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DIDÁTICO DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Karla Emanuelle C. Gonçalves Bonfadini, Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha

Resumo


As discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente um consenso que as grandes reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a E.A foi se delineando como um instrumento de resistência à crise ambiental, e, como uma ferramenta que atua em prol da Educomunicação. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar o potencial didático de documentários ambientais em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, foram desenvolvidas oficinas utilizando os documentários, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois das mesmas. O objetivo da repetição foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos por parte dos alunos. Após a análise do material coletado, foi possível observar que o uso de documentários ambientais, como um recurso pedagógico em oficinas de Educação Ambiental, contribuiu para uma maior motivação e sensibilização por parte dos alunos, favorecendo assim o aprendizado de conceitos e questões relacionados à temática ambiental.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Documentários Ambientais, Educomunicação


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i2.1428

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ISSN: 2237-4450

 
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