O ensino de Biologia por investigação e problematização: uma articulação entre teoria e prática

Lídia Cabral Moreira, Girlene Santos de Souza, Rosana Cardoso Barreto Almassy

Resumo


Desde a institucionalização do ensino de Ciências no Brasil, no século XIX, que os debates sobre metodologias específicas para esta área do conhecimento vêm sendo intensificados. Essas metodologias possuem algumas características peculiares como, o uso de conhecimentos prévios, discussões, reflexão, problematização, levantamento de hipóteses.  Neste estudo analisa-se uma estratégia de ensino pautada na problematização e investigação, que tem sido apontada por muitos pesquisadores da área de ensino de Ciências como eficaz para promover a aprendizagem nesta área do saber. O objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento da autonomia e a construção de conhecimentos científicos por estudantes do Ensino Médio a partir de uma intervenção educacional apoiada na investigação e problematização. A intervenção foi realizada no 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública, conveniada ao PIBID/UFRB/Biologia, concretizada pela aplicação e discussão de situações problemas e de atividade experimental baseadas na problematização e investigação. Infere-se sobre a eficácia dessas metodologias no sentido de proporcionar autonomia aos estudantes na aquisição de conhecimentos, favoreceu uma posição ativa, o levantamento de hipótese e exposição de ideias, bem como desmitificou algumas concepções errôneas sobre aspectos da natureza das Ciências.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i2.1464

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ISSN: 2237-4450

 
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