Analisando as pesquisas Envolvendo Transposição Didática de Conteúdos Químicos Publicadas no Brasil

Ehrick Eduardo Martins Melzer, José Euzebio Simões Neto, Flávia Cristiane Vieira da Silva

Resumo


O presente trabalho buscou realizar um levantamento bibliográfico para identificar e analisar as pesquisas sobre transposição didática envolvendo conhecimentos químicos no Brasil. Optamos pela noção de transposição apresentada por Chevallard, na qual o saber sofre transformações quando deixa a esfera cientifica e se aproxima da esfera escolar. Encontramos seis dissertações de mestrado e sete trabalhos em anais de eventos (especificamente dois no ENPEC e cinco no ENEQ) sobre o tema. Nossos resultados direcionam para uma baixa produção de trabalhos de transposição didática envolvendo conteúdos químicos. Nas dissertações, percebemos a tendência de trabalhar com temas fundamentais, como modelos atômicos e ligações químicas. Nos eventos, observamos o crescimento de publicações sobre o tema, que pode refletir num crescimento do número de programas de pesquisa em ensino de interessados nesta perspectiva de trabalho com a transposição didática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i1.1536

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ISSN: 2237-4450

 
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