ENSINO DE BOTÂNICA: METODOLOGIAS, CONCEPÇÕES DE ENSINO E CURRÍCULO

Ana Paula Dutra, Roque Ismael da Costa Güllich

Resumo


Este trabalho busca apresentar uma pesquisa documental, através de análise temática de conteúdos, referente às diferentes metodologias e categorias de currículo que perpassam/embasam o ensino de botânica no Brasil. Assim como, discutir algumas das metodologias encontradas em trabalhos publicados na sessão de ensino, nos anais dos Congressos Brasileiros de Botânica, promovidos pela Sociedade Brasileira de Botânica entre os anos de 2004 até 2013, a saber: Trilha ecológica, atividades práticas, ensino de Botânica interdisciplinar, jogos didáticos, aulas práticas de campo, glossário, recursos visuais, cursos de formação, manual didático, materiais didáticos e modelos, herbário, trilhas interpretativas, aplicação de questionários, redes sociais, atlas digital, horta escolar, jardim didático, etnobotânica, paródias musicais. Na perspectiva de compreender os processos de ensino de botânica no que tange as teorias de currículo, classificamos os trabalhos em caráter tradicional (60:106), crítico (28:106)  e pós-crítico(18:106). A análise permitiu reconhecer estratégias de formação de professores e de ensino de Ciências e Biologia, para os conteúdos botânicos.  A diversidade de trabalhos nos remete a questionamentos verificando que muito se discute currículo, formas de ensinar, refletir, repensar, refazer o ensino brasileiro, porém pouco tem avançado em termos de significação e identidade curricular, assim como, discutir a formação de professores nesta área.


Palavras-chave


Teorias de currículo; Prática de Ensino; Ensino de Biologia; Formação de Professores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i2.1541

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail