Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul: Desafios da Gestão Escolar
Fabiane de Andrade Leite, Débora Raquel Petry
Resumo
Este texto apresenta um estudo do processo de reestruturação curricular do ensino médio no Rio Grande do Sul. Objetivou-se analisar como os gestores de escolas da rede pública estadual compreendem a inserção do componente curricular Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico, tendo em vista que a implantação dessa política pública ocorreu no ano de 2012. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que colaboraram gestores de três escolas estaduais vinculados a uma Coordenadoria Regional de Educação do noroeste do estado do RS. O estudo tem como instrumento um questionário semiestruturado realizado pelos gestores das escolas e, como metodologia de trabalho, usou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Por meio da interpretação dos dados destacam desafios e possibilidades oriundas do processo de operacionalização da proposta. Na categoria desafios identificam-se aspectos políticos, teóricos e administrativos que, segundo os gestores, limitaram as ações de implantação e, quanto as possibilidades, observam-se aspectos pedagógicos, dentre os quais destaca-se a inserção da pesquisa em sala de aula.
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.1870
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