Enfoques quanti-qualitativos da história da ciência apresentados em livros didáticos de anos iniciais
Resumo
A investigação objetivou identificar e analisar a presença da História da Ciência (HC) na coleção de Livros Didáticos (LDs) de Ciências destinadas aos anos iniciais do ensino fundamental, de maior aquisição para as escolas públicas estaduais de Goiás. A coleção foi a “Porta Aberta” (2011), aprovada no PNLD 2013-2015. Foi analisada a inserção da HC em oito conteúdos temáticos. Os elementos estiveram relacionados a dados biográficos dos cientistas; aspectos históricos relacionados ao conhecimento produzido; relato do acontecimento científico e ênfase dada à citação. Foram evidenciadas 24 inserções e as concepções apresentaram-se superficiais e reducionistas, ressaltando uma Ciência de senso comum, apolítica, aproblemática e ingênua.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.2151
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450