A célula no ensino de Ciências: analisando o conteúdo dos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil desde a década de 1930.

Leandro Ebling Flores, Erica do Espirito Santo Hermel

Resumo


Os livros didáticos exercem grande influência sobre a estruturação do trabalho pedagógico em sala de aula e o conceito de célula é fundamental no ensino de Ciências e de Biologia para a compreensão dos seres vivos. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar, sob uma perspectiva histórica, o conteúdo sobre célula presentes nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil desde 1930 para averiguar o modo como são apresentados e a validade de seu uso na aprendizagem. Os resultados obtidos permitem refletir sobre a real importância do livro didático, que ainda necessita de reformulações, cabendo ao professor perceber e procurar adaptá-lo, para o melhor uso possível, em suas práticas na sala de aula.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v7i1.2162

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ISSN: 2237-4450

 
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