AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL
Resumo
O uso das Tecnologias Digitais pode ser um diferencial para o ensino, principalmente para o de Ciências, visto a interação e possibilidades de utilização deste instrumento em sala de aula. Dessa forma, este artigo visa identificar quais são as percepções e desafios do uso das tecnologias digitais para o ensino de Ciências, principalmente com discentes de um curso de pós-graduação em Ensino que atuam ou já atuaram no ensino de Ciências, principalmente em escolas públicas com o uso das tecnologias em seu contexto. O encaminhamento metodológico utilizado foi o da pesquisa qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado e para a análise dos resultados, a Análise Textual Discursiva. Como resultados preliminares identificou-se que a utilização dos recursos pode ser um diferencial para o ensino de Ciências, porém, essa utilização ainda é um desafio nas escolas públicas no Brasil, na visão dos participantes desta pesquisa, em função da capacitação dos professores e da disponibilidade e manutenção dos equipamentos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2218
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 João Coelho Neto, Marilia Bazan Blanco, Roberta Negrão de Araújo
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450