ABORDAGENS TEMÁTICAS FREIREANA E DE REPERCUSSÕES EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS): PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO CURRICULARES POTENCIALMENTE PROMISSORAS
Resumo
O presente artigo, de caráter qualitativo e descritivo, tem como tema o currículo balizado pela abordagem temática no âmbito do ensino de ciências. O objetivo deste trabalho foi realizar uma reflexão sobre duas propostas/práticas de intervenção curricular, chamadas de abordagens temáticas, balizadas na utilização de temas/problemas de relevância social, potencialmente promissoras para o ensino de ciências, surgidas nas últimas décadas, que são: a abordagem temática de inspiração freireana e a abordagem temática com repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A metodologia utilizada fundamentou-se na pesquisa bibliográfica. Este artigo sinaliza a necessidade de novas configurações curriculares, baseadas na perspectiva crítica e no contexto social, que pode deflagrar um processo de transformações profundas, abalando o paradigma curricular linear vigente, calcado na divisão do saber e do tempo e dependente de uma prática prescritiva, na qual os programas são resolvidos por instâncias que estão fora da escola e de seu trabalho singular.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/encitec.v7i2.2223
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ISSN: 2237-4450