ABORDAGENS TEMÁTICAS FREIREANA E DE REPERCUSSÕES EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS): PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO CURRICULARES POTENCIALMENTE PROMISSORAS

Alexandre Giacomini, Cristiane Muenchen

Resumo


O presente artigo, de caráter qualitativo e descritivo, tem como tema o currículo balizado pela abordagem temática no âmbito do ensino de ciências. O objetivo deste trabalho foi realizar uma reflexão sobre duas propostas/práticas de intervenção curricular, chamadas de abordagens temáticas, balizadas na utilização de temas/problemas de relevância social, potencialmente promissoras para o ensino de ciências, surgidas nas últimas décadas, que são: a abordagem temática de inspiração freireana e a abordagem temática com repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A metodologia utilizada fundamentou-se na pesquisa bibliográfica. Este artigo sinaliza a necessidade de novas configurações curriculares, baseadas na perspectiva crítica e no contexto social, que pode deflagrar um processo de transformações profundas, abalando o paradigma curricular linear vigente, calcado na divisão do saber e do tempo e dependente de uma prática prescritiva, na qual os programas são resolvidos por instâncias que estão fora da escola e de seu trabalho singular.


Palavras-chave


Currículo; Ensino de Ciências; Abordagem temática de inspiração freireana; Abordagem temática com repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/encitec.v7i2.2223

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Alexandre Giacomini, Cristiane Muenchen

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail