A INFLUÊNCIA DE UMA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO APRENDIZADO DA FORÇA DE LORENTZ

Fernando Colomby Pieper

Resumo


Neste artigo buscamos investigar a modificação nos drivers de alunos de Licenciatura em Física após a utilização de simulações computacionais sobre a Força de Lorentz, visando o aprendizado conceitual deste tópico em Eletromagnetismo. Para tanto, utilizamos o aporte teórico da Teoria da Mediação Cognitiva de Bruno Campelo de Souza (2004) que considera que o aprendizado ocorre predominantemente pela mediação de estruturas externas, consideradas pelo cérebro como “ferramentas de processamento extracerebral”. Para este estudo utilizamos análises verbal e gestual como indicadores de imagens mentais empregadas pelos alunos durante suas explicações. Os resultados indicam que as representações mentais de conceitos associados à Força de Lorentz sofreram uma evolução, com modificações dos drivers devido às mediações hiperculturais relacionadas à Simulação Computacional que foi realizada.


Palavras-chave


Simulações Computacionais. Mediação Cognitiva. Hipercultura. Força de Lorentz.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2343

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ISSN: 2237-4450

 
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