Engenharia Didática De 2ª Geração Com O Tema: H(X)-Polinômios De Jacobsthal
Resumo
O presente trabalho apresenta as duas fases iniciais (análises preliminares e a análise a priori), balizado por uma perspectiva de Engenharia Didática de 2ª geração – ED2, com o tema envolvendo o estudo de propriedades Sequência dos h(x)-Polinômios de Jacobsthal – SPJ. O tema mencionado possui derivação e generalização imediata a partir da emblemática sequência estudada por E. Jacobhsthal (1882 – 1965) e, hodiernamente, ainda preserva intenso vigor investigativo, relevado em um extenso conjunto de artigos científicos discutidos ao decurso do estudo. Desse modo, a investigação de caráter teórica, apresenta roteiros de ensino e transposição didática, visando suscitar orientações e um viés de exploração no ensino acadêmico para determinadas propriedades da SPJ, rotineiramente não pormenorizadas nos trabalhos científicos em Matemática Pura e Aplicada. Por fim, com origem nos pressupostos de uma ED2, finaliza com a indicação e alguns conteúdos para o aperfeiçoamento no ensino acadêmico, no âmbito do contexto histórico, matemático e epistemológico.
Palavras-chave
Engenharia Didática de 2ª geração, Sequência de Jacobsthal, Ensino, História.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i3.2357
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