Engenharia Didática De 2ª Geração Com O Tema: H(X)-Polinômios De Jacobsthal

Francisco Regis Regis Vieira Alves, Paula Maria Machado Cruz Catarino Catarino

Resumo


O presente trabalho apresenta as duas fases iniciais (análises preliminares e a análise a priori), balizado por uma perspectiva de Engenharia Didática de 2ª geração – ED2, com o tema envolvendo o estudo de propriedades Sequência dos h(x)-Polinômios de Jacobsthal – SPJ. O tema mencionado possui derivação e generalização imediata a partir da emblemática sequência estudada por E. Jacobhsthal (1882 – 1965) e, hodiernamente, ainda preserva intenso vigor investigativo, relevado em um extenso conjunto de artigos científicos discutidos ao decurso do estudo. Desse modo, a investigação de caráter teórica, apresenta roteiros de ensino e transposição didática, visando suscitar orientações e um viés de exploração no ensino acadêmico para determinadas propriedades da SPJ, rotineiramente não pormenorizadas nos trabalhos científicos em Matemática Pura e Aplicada. Por fim, com origem nos pressupostos de uma ED2, finaliza com a indicação e alguns conteúdos para o aperfeiçoamento no ensino acadêmico, no âmbito do contexto histórico, matemático e epistemológico. 

Palavras-chave


Engenharia Didática de 2ª geração, Sequência de Jacobsthal, Ensino, História.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i3.2357

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Francisco Regis Regis Vieira Alves

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail