Pesquisa e ensino: possibilidades interativas no processo escolar

Walneide Masset Olímpio Pereira, Rogério José Schuck, Jacqueline Silva da Silva, José Claudo Del Pino

Resumo


O estudo tem o objetivo de analisar a pesquisa como ferramenta de ensino que pode favorecer as interações sociais e, consequentemente, a construção do conhecimento na Educação Básica. Foram realizadas reflexões sobre aspectos que envolvem a pesquisa como ferramenta de ensino, as interações interpessoais promovidas através da pesquisa como possibilidade de aprendizagem e o desafio do professor em promover um ambiente que favoreça a pesquisa. O estudo de cunho qualitativo envolveu um professor que atua na Educação Básica e participou como bolsista do PIBID. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foi possível identificar que a pesquisa, quando delineada com objetivos, pode romper a concepção tradicional de ensino, tendo o professor papel fundamental.

Palavras-chave


Pesquisa; ensino-aprendizagem; formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i3.2425

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Walneide Masset Olímpio Pereira, Rogério José Schuck, Jacqueline Silva da Silva, José Claudo Del Pino

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail