Pesquisa e ensino: possibilidades interativas no processo escolar
Walneide Masset Olímpio Pereira, Rogério José Schuck, Jacqueline Silva da Silva, José Claudo Del Pino
Resumo
O estudo tem o objetivo de analisar a pesquisa como ferramenta de ensino que pode favorecer as interações sociais e, consequentemente, a construção do conhecimento na Educação Básica. Foram realizadas reflexões sobre aspectos que envolvem a pesquisa como ferramenta de ensino, as interações interpessoais promovidas através da pesquisa como possibilidade de aprendizagem e o desafio do professor em promover um ambiente que favoreça a pesquisa. O estudo de cunho qualitativo envolveu um professor que atua na Educação Básica e participou como bolsista do PIBID. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foi possível identificar que a pesquisa, quando delineada com objetivos, pode romper a concepção tradicional de ensino, tendo o professor papel fundamental.
Palavras-chave
Pesquisa; ensino-aprendizagem; formação de professores
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i3.2425
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Direitos autorais 2018 Walneide Masset Olímpio Pereira, Rogério José Schuck, Jacqueline Silva da Silva, José Claudo Del Pino
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ISSN: 2237-4450