TEATRO CIENTÍFICO E MOBILIZAÇÃO: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE UM BALANÇO BIBLIOGRÁFICO E A TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER
Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o teatro científico como uma alternativa didática para o ensino de ciências naturais. No intuito de dar subsídio a tal reflexão, a potencialidade dessa prática artística é aqui discutida através da noção de mobilização, um dos conceitos centrais da teoria da relação com o saber, de Charlot (2013), que permite analisar com solidez a necessidade de proporcionar o envolvimento do estudante com a atividade, e assim ser protagonista de seu sucesso na escola. Foi feito um levantamento das produções sobre teatro científico, com um recorte para os que tratam da utilização dessa prática em processos de aprendizagem de ciências na sala de aula, em trabalhos de pós-graduação e publicações em periódicos científicos. A análise dos trabalhos permitiu elucidar a força que essa linguagem apresenta para proporcionar aos estudantes a atribuição de sentido, imprescindível ao aprendizado de ciências e ao aperfeiçoamento de habilidades de comunicação e expressão, importantes ao ingresso dos mesmos em um processo de construção de sua autonomia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.2511
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Aleilson da Silva Rodrigues, Ana Maria Freitas Teixeira
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450