A PEÇA DE TEATRO CIENTÍFICO O MÁGICO DE O2 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições para o ensino de química da peça de teatro científico O Mágico de O2. A peça possui enredo inspirado em uma obra literária clássica e experimentos químicos atrativos, e foi apresentada para estudantes de ensino médio e de ensino fundamental. Os dados para esta pesquisa foram obtidos em duas etapas: entrevistas com alunos após a apresentação da peça; e aplicação em sala de aula de um questionário sobre os experimentos. Os resultados evidenciaram que o teatro científico possibilita: ampliar o universo cultural dos espectadores, promover motivação e envolvimento dos alunos com experimentos químicos, favorecer a relação entre aspectos fenomenológicos e teóricos da química, estimular o uso e apropriação da linguagem química, e identificar falhas conceituais no pensamento do aluno.
Palavras-chave
divulgação científica; teatro; ensino de química; atividades experimentais
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2513
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Jéssica Santos Valério, Lucas César da Silva, Jane Raquel Silva de Oliveira
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450