AVALIAÇÃO DO ESTILO DE VIDA, CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM

Rosane Teresinha Fontana, Alessandro da Silva Rosa, Francisco Carlos Pinto Rodrigues

Resumo


Estudo que teve como objetivo investigar o estilo de vida e o perfil socioeconômico e a satisfação de professores de nível superior, atuantes nos cursos de enfermagem de duas universidades regionais e uma instituição de ensino superior, localizadas no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. De caráter exploratório, descritivo, de corte transversal e abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi feita por meio de uma escala e dois questionários e a análise por estatística descritiva, no segundo semestre de 2015 e mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A maior parte dos respondentes está satisfeito com suas atividades, porém 70% não possuem estilo de vida saudável. É necessário envolver docentes e gestores às reflexões sobre os resultados, de modo a sensibilizá-los a oferecer maior qualidade ao trabalho docente, tais como sessões de terapias complementares; locais de descanso confortáveis e interativos, além de maior quantitativo de pessoal.


Palavras-chave


Saúde do trabalhador. Estilo de vida. Enfermagem. Fatores socioeconômicos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.2522

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Rosane Teresinha Fontana, ALESSANDRO DA SILVA ROSA

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail