EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA

Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel

Resumo


Pensar na mídia e como ela pode ajudar no processo de ensino exige a problematização da mesma no contexto educacional, aqui em especial atenção na articulação com a Educação Ambiental (EA) primando por uma educação de qualidade. Para tanto, nosso objetivo foi investigar como a mídia, que por vezes, molda as ações sem projeção consciente a respeito da EA, visto interesses de uma minoria. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica no periódico (2010-2012) da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) com foco na mídia relacionada a EA. O caminho trilhado apontou indícios de que a mídia é influenciadora das ações nos indivíduos, o que requer o enfrentamento dos padrões expostos pela mídia, em que urge a necessidade de um pensamento centrado na criticidade, estudo e responsabilidade individual e coletiva na contemporaneidade.


Palavras-chave


consumo induzido; socioambiental; comunicação impressa e falada.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2529

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail