Da Chuva ao Arco-Íris: Introduzindo a pesquisa na sala de aula da Educação Infantil

Diana Raquel Bruch, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro

Resumo


Esta investigação dialoga sobre a importância da introdução da pesquisa na educação infantil como forma de descoberta e reconstrução constante do conhecimento. Esse estudo também pretendeu verificar como o estudo das Ciências da Natureza se manifesta de forma motivadora por meio de experiências que estimulem o aprendizado através da ludicidade. A investigação compromete-se com o relato da prática realizada com uma turma de crianças do Nível 4 da Educação Infantil, em um total de 19 crianças, com faixa etária entre três e quatro anos, estudantes de uma escola do município de Mato Leitão – RS e baseou-se na metodologia da pesquisa-ação, na qual o educador está inserido no contexto e interage com o público-alvo. A partir das atividades realizadas, percebeu-se a importância da pesquisa em sala de aula em diversos aspectos, uma vez que a valorização dos questionamentos das crianças possibilita que a aula se torne mais atrativa e motivadora. Além disso, a pesquisa em sala de aula contribuiu para a construção de conhecimentos significativos sobre as Ciências da Natureza, especialmente sobre os conceitos de evaporação e condensação da água, bem como sobre refração da luz, uma vez que as experiências práticas possibilitam a proximidade entre teorias e o aprendizado lúdico.

Palavras-chave


Pesquisa em sala de aula. Educação infantil. Ciências da Natureza.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i3.2620

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Diana Raquel Bruch, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail