Produtos Educacionais: Diálogo Entre Universidade e Escola
Resumo
O presente texto refere-se a um ensaio e envolve discussões e reflexões acerca da constituição dos produtos educacionais e seu papel do sistema educacional. De modo particular, o texto, apoiando-se na perspectiva de Yves Chevallard, localiza os produtos educacionais na esfera do saber ensinado e caracterizado como aquele diretamente vinculado à sala de aula, ao professor e ao aluno. Nesse contexto, traz-se ao debate a importância de programas nacionais que incentivam a produção desses materiais, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e os mestrados profissionais. A partir disso, e como exemplo, são descritos produtos educacionais desenvolvidos no âmbito dos dois programas, demonstrando a forma como eles têm sido produzidos e implementados no contexto educacional. Por fim, o texto ressalta a importância do diálogo entre a universidade e a escola, prioridade nesses programas, pois influencia diretamente a elaboração dos produtos educacionais.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i2.2716
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