Ensino de Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas de trabalho
Ronaldo Gonçalves Pires, Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
Resumo
Neste artigo, procuramos responder à seguinte questão: Como devem ser trabalhados os conteúdos de Ciências na Educação Infantil (EI) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) para promover uma aprendizagem significativa? Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, analisamos a legislação educacional aplicada ao ensino de Ciências nessas etapas de escolarização e as diretrizes adotadas para o livro didático de Ciências. Categorizamos as temáticas e metodologias em diversos trabalhos de pesquisa exitosos no ensino de Ciências. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de abordagens mais humanizadas e participativas no ensino de Ciências, como Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), História e Filosofia da Ciência (HFC) e Ensino por Investigação associadas à produção de materiais mais adequados aos objetivos de ensino por meio de sequências didáticas. Um melhor conhecimento das temáticas mais abordadas é necessário, tendo em vista a formação deficitária, em relação aos conteúdos de Ciências, do docente atuante nos primeiros anos de escolarização.
Palavras-chave
Ensino de Ciências, Educação Infantil, Anos Iniciais.
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.2923
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ISSN: 2237-4450