Ensino de Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas de trabalho

Ronaldo Gonçalves Pires, Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Resumo


Neste artigo, procuramos responder à seguinte questão: Como devem ser trabalhados os conteúdos de Ciências na Educação Infantil (EI) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) para promover uma aprendizagem significativa? Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, analisamos a legislação educacional aplicada ao ensino de Ciências nessas etapas de escolarização e as diretrizes adotadas para o livro didático de Ciências. Categorizamos as temáticas e metodologias em diversos trabalhos de pesquisa exitosos no ensino de Ciências. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de abordagens mais humanizadas e participativas no ensino de Ciências, como Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), História e Filosofia da Ciência (HFC) e Ensino por Investigação associadas à produção de materiais mais adequados aos objetivos de ensino por meio de sequências didáticas. Um melhor conhecimento das temáticas mais abordadas é necessário, tendo em vista a formação deficitária, em relação aos conteúdos de Ciências, do docente atuante nos primeiros anos de escolarização.

Palavras-chave


Ensino de Ciências, Educação Infantil, Anos Iniciais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.2923

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ronaldo Gonçalves Pires, Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail