DIFICULDADES DE INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO OESTE DO PARANÁ

Susimeire vivien Rosotti de Andrade, Clodis Boscarioli, Márcia Regina Kaminski, Denis Antonio Silva

Resumo


Modificar práticas docentes é um processo complexo considerando a natureza desta atividade profissional que envolve muito mais do que técnicas para ser efetivada. Porém, apesar desta complexidade, mudanças tornam-se essenciais à medida que a sociedade se transforma pelo desenvolvimento científico, cultural, tecnológico. As transformações que ocorrem na sociedade afetam os processos de ensino e aprendizagem e consequentemente exigem mudanças nas práticas docentes. Um dos elementos que impulsiona essa transformação é o desenvolvimento tecnológico. As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes e trazem impactos importantes sobre as formas e ensinar e aprender, exigindo mudanças nas práticas docentes. Neste contexto, no ano de 2017 realizamos uma pesquisa tendo como objetivo investigar as concepções dos professores sobre o uso da TDIC tendo como questão norteadora “Como as TDIC estão sendo consideradas pelos professores em suas práticas docentes?” Para coleta dos dados propusemos a 19 professores, de 5 instituições de ensino, que respondessem a um questionário misto com perguntas fechadas e abertas. Considerando as análises identifica-se que há interesse por parte dos docentes em implementar em suas práticas o uso das TDIC, pois entendem, em sua maioria, as transformações que a nova forma de aprender e, por conseguinte de ensinar requerem, entretanto, muitos continuam reféns do velho modelo de ensino por não disporem de formação continuada e principalmente, infraestrutura adequada para o implemento das TDIC.


Palavras-chave


Prática docente, Tecnologia Educacional, Ensino mediado por computador.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3011

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Susimeire vivien Rosotti de Andrade, Clodis Boscarioli, Márcia Regina Kaminski, Denis Antonio Silva

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail