DIFICULDADES DE INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO OESTE DO PARANÁ
Resumo
Modificar práticas docentes é um processo complexo considerando a natureza desta atividade profissional que envolve muito mais do que técnicas para ser efetivada. Porém, apesar desta complexidade, mudanças tornam-se essenciais à medida que a sociedade se transforma pelo desenvolvimento científico, cultural, tecnológico. As transformações que ocorrem na sociedade afetam os processos de ensino e aprendizagem e consequentemente exigem mudanças nas práticas docentes. Um dos elementos que impulsiona essa transformação é o desenvolvimento tecnológico. As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes e trazem impactos importantes sobre as formas e ensinar e aprender, exigindo mudanças nas práticas docentes. Neste contexto, no ano de 2017 realizamos uma pesquisa tendo como objetivo investigar as concepções dos professores sobre o uso da TDIC tendo como questão norteadora “Como as TDIC estão sendo consideradas pelos professores em suas práticas docentes?” Para coleta dos dados propusemos a 19 professores, de 5 instituições de ensino, que respondessem a um questionário misto com perguntas fechadas e abertas. Considerando as análises identifica-se que há interesse por parte dos docentes em implementar em suas práticas o uso das TDIC, pois entendem, em sua maioria, as transformações que a nova forma de aprender e, por conseguinte de ensinar requerem, entretanto, muitos continuam reféns do velho modelo de ensino por não disporem de formação continuada e principalmente, infraestrutura adequada para o implemento das TDIC.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3011
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