O uso de aplicativos no Ensino da Matemática: o que pensam os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais
Resumo
Pesquisas que envolvem concepções de professores quanto a utilização de aplicativos no ensino de Matemática têm mostrado que essas influenciam sua prática pedagógica. Mas, e os alunos, o que eles pensam do uso de aplicativos em sala de aula? Responder a essa pergunta é o objetivo desse trabalho. Para isso foram utilizados vários aplicativos nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental Anos Finais e após essa aplicação foi questionado aos alunos o que eles pensavam dessa aplicação. As respostas dos alunos foram analisadas tendo como referência a análise textual discursiva proposta por Moraes (2003). A interpretação das respostas levou a duas categorias que foram denominadas de tecnologia para envolver e ser envolvido e mudança da prática pedagógica do professor. A primeira evidenciou que os alunos solicitam a utilização de aplicativos nas aulas de matemática, pois estimula-os a aprender e que o professor deve utiliza-la para diversificar sua aula, levando assim, a um maior interesse pela aprendizagem do conteúdo ensinado. A segunda revelou que os alunos estão cansados de aulas repetitivas e exige uma mudança na prática pedagógica do professor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.3118
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira, Carmem Lúcia Costa Amaral
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450