APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: APRENDENDO SOBRE ENERGIA E ELETRICIDADE
Resumo
O Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem sido amplamente discutido já que o exercício da cidadania exige que os indivíduos possam compreender os fundamentos da nossa sociedade, atualmente dependente da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Por isso, a formação de professores com a autonomia profissional para atender a essas exigências é importante. Neste trabalho, buscamos compreender como futuros pedagogos podem vir a mudar suas concepções quando submetidos a diferentes ferramentas pedagógicas, permitindo vivenciar o uso de tecnologias e recursos em sala de aula, estimulando o ensino de Ciências. Para tanto, realizamos a aplicação de questionários, contextualização teórica e a apresentação de diferentes propostas didáticas associadas as habilidades e competências preconizadas na Base Nacional Curricular Comum. Os resultados mostram que os professores em formação inicial não consideram a sua formação suficiente para lecionar Ciências e evidenciam um desconforto ao serem desafiados a ministrar aulas desses conteúdos. Após passarem por processos reflexivos acerca do uso de metodologias de aprendizagem, demonstraram grande interesse pela temática, maior confiança para atuar em sala de aula e compreensão da importância do uso de recursos que possibilitem uma educação problematizadora e participação ativa do aluno no processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AUGUSTO, T.G. S.; AMARAL, I.A.A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência & Educação, Bauru, v.21, n. 2, p. 493-509. 2015.
BASTOS, B. L.; BORGES, M.; D’ABREU, J. Scratch , arduino e o construcionismo : ferramentas para a educação. In: SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA, 2010, Araucária. Anais... Araucária: UFRGS, 2010. p. 1–10.
BRASIL. Lei n 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de Ciências, v. 1, 1971.
_______. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2018.
DUCATTI-SILVA, K. C. A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. 2005. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.
ESPINOZA, A. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação de alunos. São Paulo: Ática, 2010.
FREIRE, C. Y. Ensino de ciências: o que pensam os professores polivalentes. 2000. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
GALIAN, C. A.; ARROIO, A.; SASSERON, L. H. Formação Inicial de Professores para o Ensino Fundamental I: o Conhecimento das Ciências Naturais no currículo do Curso de Pedagogia. Educação em Perspectiva v. 4, n. 1, p. 87-109, 2013.
MONTEIRO, M. A. A.; TEIXEIRA, O. P. B. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo das influências das experiências docentes em sua prática em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 7-25, 2004.
OLIVEIRA, D.; MESSEDER, J. Da narrativa literária à produção textual coletiva: remontando temas químicos no Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p.137-150. 2017.
VIEGAS, L. M. D. C.; OSÓRIO, A. M. N. A transformação da educação escolar e sua influência na sociedade contemporânea. InterMeio, Campo Grande, v.13, n.26, p.92-115, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3327
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Natália Carvalho Rosas Quinquiolo
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450