CORRELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Camila Juraszeck Machado, Fabila Kubiak, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Resumo


Este trabalho teve como objetivo correlacionar as concepções sobre ciência e tecnologia e a formação dos professores que lecionam no ensino médio de duas escolas públicas do município de Paula Freitas, Paraná. Empregou-se o método quantitativo. A coleta dos dados foi realizada com 20 professores, os quais responderam a duas questões selecionadas do questionário “Views on Science Techonology Society (VOSTS)”. As respostas foram classificadas em três categorias: realistas, aceitáveis e ingênuas. Os professores foram agrupados de acordo com a sua formação nas quatro grandes áreas de conhecimento propostas pelo ENEM. De modo geral, os resultados mostraram que nas concepções dos professores houve predominância de posicionamentos aceitáveis. Não foram constatados posicionamentos ingênuos, entretanto a maioria dos professores não possui uma concepção realista sobre ciência e tecnologia, o que pode decorrer da formação deficitária dos mesmos e da sua incompreensão sobre o caráter social e politico do desenvolvimento científico e tecnológico.

Palavras-chave


Formação, Professores, CTS.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3342

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Camila Juraszeck Machado, Fabila Kubiak, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail