CORRELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo correlacionar as concepções sobre ciência e tecnologia e a formação dos professores que lecionam no ensino médio de duas escolas públicas do município de Paula Freitas, Paraná. Empregou-se o método quantitativo. A coleta dos dados foi realizada com 20 professores, os quais responderam a duas questões selecionadas do questionário “Views on Science Techonology Society (VOSTS)”. As respostas foram classificadas em três categorias: realistas, aceitáveis e ingênuas. Os professores foram agrupados de acordo com a sua formação nas quatro grandes áreas de conhecimento propostas pelo ENEM. De modo geral, os resultados mostraram que nas concepções dos professores houve predominância de posicionamentos aceitáveis. Não foram constatados posicionamentos ingênuos, entretanto a maioria dos professores não possui uma concepção realista sobre ciência e tecnologia, o que pode decorrer da formação deficitária dos mesmos e da sua incompreensão sobre o caráter social e politico do desenvolvimento científico e tecnológico.
Palavras-chave
Formação, Professores, CTS.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3342
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