OS FILMES NA ESCOLA: UM INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Rafaela Engers Günzel, Daniel Marsango, Marisa Both, Eliane Gonçalves dos Santos

Resumo


O presente texto apresenta um relato de experiência sobre o uso de um filme para aprender sobre os sistemas digestório e imunológico. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do programa PETCiências. O objetivo dessa ação era oportunizar outra forma de aprender os conteúdos biológicos, utilizando os filmes comerciais como instrumento mediador do ensino. O projeto foi desenvolvido com a turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Cerro Largo - RS, tendo duração de quatro encontros, os dados foram obtidos a partir dos registros, anotações, debates e confecção de cartazes após a sessão fílmica. Assim, identificamos que além de promover educação problematizadora, o uso do filme permitiu avaliar o conhecimento construído no componente curricular de Ciências fortalecendo o desenvolvimento da própria prática com a possibilidade de reflexão.

Palavras-chave


Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Cinema na Escola.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3343

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Rafaela Engers KrauseGünzel, Daniel Marsango, Marisa Both, Eliane Gonçalves dos Santos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail