RELAÇÕES CONCEITUAIS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo direcionado às perspectivas da inter-relação-conceitual nos processos de ensino aprendizagem com foco na área das Ciências da Natureza (CNT). Buscamos identificar em Livros Didáticos do PNLD 2012 conceitos científicos encontrados, concomitantemente, nos LDs de Biologia, Física e Química. A discussão contempla também, um estudo no guia do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) 2012, buscando compreender como tal programa tem estabelecido critérios quanto à inter-relação conceitual. Os resultados indiciam que somente o conteúdo/conceito de energia está explicitamente presente em todos os volumes, outros apresentam possibilidades de integração. A maioria dos conteúdos não é apresentada nos mesmos volumes/séries o que caracteriza uma limitação no processo de inter-relação conceitual. O ensino de CNT em torno de temáticas e o trabalho coletivo entre os professores da área são apontados como indicativos para superação de um ensino cada vez mais fragmentada.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3346
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