A GESTÃO DO CONHECIMENTO E O USO DE TECNOLOGIAS DE GEOPROCESSAMENTO NO ENSINO DE ECOLOGIA
Resumo
Este trabalho pretende fornecer possibilidades didáticas e contribuições a práxis do professor em sala de aula, através da demonstração da experiência obtida com o uso de um aplicativo na área de geoprocessamento em aulas de ecologia, na disciplina de Biologia, numa turma de 3o ano, de escola pública. Percebeu-se, através de conversas informais, com professores e alunos o desconhecimento do uso de softwares de geotecnologia e suas múltiplas aplicações. Além disso, denota-se considerável carência de discussão mais ampla acerca da temática. Assim, buscamos fornecer opções tecnológicas gratuitas, que possam ser utilizadas de maneira intuitiva e que reúnam dados suficientes a possibilitar uma (re)leitura do ambiente, de maneira a fornecer autonomia ao aluno no processo de assimilação do conhecimento, além de uma ferramenta inovadora no método de aprendizagem. Para tanto, oferecemos uma análise do Software Google Earth Engine, apresentando possíveis encaminhamentos para uso em sala de aula.
Palavras-chave
Gestão do Conhecimento, Novas Tecnologias, Geoprocessamento. Ecologia
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3348
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