ASPECTOS DAS MODALIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

Jeisiane Cristina Demarchi, Sandra Maria Wirzbicki, Jennifer Lourdes Furtado

Resumo


A utilização das Modalidades Didáticas (MDs) no ensino de Biologia proporciona ao aluno uma interdisciplinaridade com outras áreas de desenvolvimento, pois as MDs, além de facilitarem a aprendizagem do aluno, podem ser trabalhadas de diversas formas, estimulando a interação social, atividades em grupos, desenvolvimento da linguagem oral, verbal e corporal. Neste trabalho objetiva-se investigar o uso de diferentes MDs com o intuito de que os professores possam ministrar uma aula de forma diversificada, levando aos alunos conhecimentos gerais e específicos sobre determinados assuntos, fazendo com que, assim, estes assimilem os conteúdos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas com professores e questionários com seus alunos na disciplina de Biologia de colégios públicos do Ensino Médio da cidade de Capanema/PR. Os dados da pesquisa foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD) e trouxeram à tona a aposta de que as MDs são recursos didáticos mais apropriados para trabalhar os conteúdos em geral e promover a construção de conhecimentos científicos de forma significativa.


Palavras-chave


Ensino de Biologia. Aprendizagem. Modalidades.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3351

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 JoãoJeisiane Cristina KrauseDemarchi, Sandra Maria Wirzbicki, Jennifer Lourdes Furtado

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail