APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES E JOGOS EDUCACIONAIS: INTEGRANDO A FÍSICA E A QUÍMICA ATRAVÉS DA ASTRONOMIA

Sharon Geneviéve Araujo Guedes, Guilherme Frederico Marranghello, Rafael Kobata Kimura

Resumo


Este trabalho apresenta o ensino da Astronomia integrado ao ensino da Física e da Química aplicado em uma atividade realizada com uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. A estratégia educacional utilizada é a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), uma metodologia ativa que procura alcançar benefícios em pequenos grupos através do trabalho colaborativo. Tendo por objetivo geral investigar como uma intervenção pedagógica baseada no TBL com jogos educacionais em suas tarefas propicia a integração e o aprendizado dos conteúdos de Física e de Química com a temática da Astronomia, desenvolvemos uma Sequência Didática com cinco jogos educativos, cujos resultados foram analisados qualitativamente através do Discurso do Sujeito Coletivo das redações do teste de conhecimento adquirido. Os resultados evidenciam que os alunos aumentaram os seus conhecimentos sobre Astronomia e sua história, conseguindo relacioná-la com os conteúdos explorados de Física e de Química, demonstraram motivação pelas atividades, em especial, com os jogos que, além de serem atrativos e favorecerem as atividades, juntamente com a estratégia TBL estreitaram a relação professor-aluno.

Palavras-chave


Ensino de Astronomia; Ensino de Física; Ensino de Química; Jogos educativos; Aprendizagem Baseada em Equipes

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3518

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