CONCEPÇÕES INICIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO.

Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid

Resumo


O presente artigo busca investigar as concepções iniciais dos alunos de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Santo Ângelo-RS sobre os conteúdos de fisiologia humana e fisiologia do exercício. Configura-se como uma pesquisa qualitativa em educação, resultado de uma dissertação de mestrado sobre a interdisciplinaridade no ensino de ciências, que utilizou a investigação-ação para formular e investigar uma proposta interdisciplinar em Ciências e Educação Física. O questionário utilizado para investigar as concepções foi analisado à luz dos referenciais teóricos, por meio da análise de conteúdo. Percebemos que os alunos não conhecem conceitos como frequência cardíaca, o funcionamento do sistema circulatório, apesar de frequentarem regularmente as aulas das disciplinas.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Ensino de Ciências. Educação Física.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3610

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail