CONVERGÊNCIAS ENTRE AS PROPOSIÇÕES DO ENFOQUE CTS E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM PARA O ENSINO MÉDIO

Jucelino Cortez, Diogo Onofre de Souza, José Claudio Del Pino

Resumo


Este artigo apresenta uma análise junto a Base Nacional Curricular Comum para o ensino médio, procurando desvelar algumas relações entre as orientações presentes no documento e as proposições do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino das ciências, conforme os estudos de Aikenhead (1994), Ziman (1994) e Santos e Mortimer (2002). O objetivo deste trabalho, além do desvelamento mencionado, volta-se para a intenção de diminuirmos as distâncias entre gestores e professores da educação básica, das orientações deste importante documento oficial e das proposições do enfoque CTS. Para alcançar tais objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa bibliográfica que teve, como resultado, convergências como: ensino contextualizado e interdisciplinar, valorização da formação ética e cidadã, formação para os desafios da sociedade atual, entre outros.

Palavras-chave


Abordagem CTS, Ensino de Ciências, Educação Básica

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3613

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ISSN: 2237-4450

 
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