CIÊNCIA E GENEALOGIA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENSINO

Deniz Alcione Nicolay

Resumo


Este relato procura sintetizar elementos de pesquisa (e prática) docente por meio de projeto desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa, trabalhando, sobretudo, com estudantes de nível superior (cursos de licenciatura). Enfatiza a pesquisa a partir do conceito de genealogia do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900). Por meio desse conceito, pensa a relação entre ciência e ensino, problematizado a percepção acerca do método e da historicidade do conhecimento. Nessa direção, destaca também as contribuições de Michel Foucault (1926-1984) na esteira de sua produção genealógica. Logicamente considerando a distância temporal entre os dois pensadores e a especificidade de suas obras. Por fim, questiona a superação da crítica dialética, do pensamento dualista e das matrizes reativas da ciência, apresentando o enredo de uma Gaia Ciência. 

Palavras-chave


Conhecimento. Crítica. Formação

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3616

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ISSN: 2237-4450

 
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