ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO E DISCUSSÃO DE ATIVIDADE ENVOLVENDO O ESTUDO DAS MINHOCAS
Lauren Linck Nilson, Cleci T. Werner da Rosa, Marilene Linck Nilson
Resumo
Neste trabalho, relatam-se atividades desenvolvidas na Educação Infantil, atreladas ao processo de Alfabetização Científica, de acordo com o que é proposto por Sasseron (2015). Para tanto, desenvolveram-se atividades voltadas ao favorecimento da investigação e da argumentação, relacionadas ao tema minhocas. Nesta proposta, objetivou-se avaliar a pertinência desse conjunto de ações em relação à Alfabetização Científica cujas atividades favoreceram a relação com o mundo vivencial, despertaram a curiosidade, a formulação de hipóteses, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a organização do conhecimento e a argumentação. O estudo, realizado com 22 crianças, de dois a quatro anos, em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, apontou que as crianças, ao vivenciarem as experiências, ampliaram seus conhecimentos sobre assuntos de seu contexto, desenvolvendo habilidades associadas à construção do conhecimento científico e ao processo de Alfabetização Científica.
Palavras-chave
argumentação; investigação; conhecimento científico
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3620
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
Direitos autorais 2020 Lauren Linck Nilson, Cleci T. Werner da Rosa, Marilene Linck Nilson
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450