PROCESSOS DE RETOMADA E (RE)SIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO ENERGIA EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Aniara Ribeiro Machado, Lenir Basso Zanon, Fábio André Sangiogo

Resumo


Resumo: Este texto apresenta e analisa resultados de uma investigação sobre processos de retomada e (re)significação do conceito Energia em aulas de Física do Ensino Médio. O procedimento metodológico abrangeu registro em áudio e agenda de campo de entrevista semi-estruturada com uma professora de Física de uma Escola de Educação Básica de Ijuí (RS). Após transcrição das falas da professora, a análise do material empírico indicou que a professora enfatiza o conceito energia ao longo da formação dos estudantes, mediante explicações via processos de retomada e (re)significação de conceitos que contribuem no avanço do conhecimento escolar em Física/Ciências.

Palavras-chave: (re)significação de conceitos; estilo de explicação; conceito energia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.526

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail