PROCESSOS DE RETOMADA E (RE)SIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO ENERGIA EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Resumo: Este texto apresenta e analisa resultados de uma investigação sobre processos de retomada e (re)significação do conceito Energia em aulas de Física do Ensino Médio. O procedimento metodológico abrangeu registro em áudio e agenda de campo de entrevista semi-estruturada com uma professora de Física de uma Escola de Educação Básica de Ijuí (RS). Após transcrição das falas da professora, a análise do material empírico indicou que a professora enfatiza o conceito energia ao longo da formação dos estudantes, mediante explicações via processos de retomada e (re)significação de conceitos que contribuem no avanço do conhecimento escolar em Física/Ciências.
Palavras-chave: (re)significação de conceitos; estilo de explicação; conceito energia.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.526
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450