TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO COMO FORMA DE REVIGORAR A PESQUISA-AÇÃO

Maria Francisca Ribas Avancini

Resumo


Resumo: O uso das tecnologias em sala de aula apresenta-se como uma forma de revigorar a pesquisa-ação, participativa e colaborativa, e vem ocupando espaço na produção científica em educação. As tecnologias cada vez mais têm servido como recurso importante para a pesquisa em sala de aula. Para isso, tanto professor como alunos devem estar comprometidos com transformações, vivenciando-as concretamente.  A pesquisa na Educação Básica é um recurso importante para estudar e aprender, mas a grande queixa dos professores é de que os alunos têm o hábito de copiar trechos de diferentes autores, o que não melhora seu aprendizado. As tecnologias digitais geram um leque de aplicações no contexto educacional, permitindo produções individuais e coletivas, geradoras de uma rede de conhecimentos que se constrói a partir dessas interações e possibilitam a construção de uma escola cidadã e ativa através da investigação-ação educacional. Investigar o pensar dos envolvidos enquanto a ação se realiza possibilita a percepção de como vêem a realidade. As escolas estão sendo equipadas com laboratórios de informática e acesso a internet e os jovens elegem a internet como espaço privilegiado de possibilidades de encontro, de comunicação e de lazer, pelas múltiplas possibilidades que oferece, mas será que educadores e estudantes estão utilizando essas tecnologias de maneira produtiva e investigativa para a aprendizagem?  O que se apresenta neste artigo é o resultado de uma pesquisa com professores de Ensino Fundamental e Médio onde se analisa como estão utilizando as tecnologias e os ambientes virtuais na prática pedagógica e como os estudantes utilizam a internet para fazer seus trabalhos de pesquisa.

Palavras-chave: ambientes virtuais; pesquisa; interação; construção do conhecimento.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.527

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ISSN: 2237-4450

 
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