EMPREGO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO MÉDIO PARA RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DE TEMPERATURA E CALOR

Patrese Coelho Vieira, Ana Paula Santos Pereira, Luiz Fernando Mackedanz

Resumo


Resumo: O estágio docente representa em alguns cursos de licenciatura a única oportunidade que o licenciando possui em sua formação de deixar os muros da universidade e participar do dia-a-dia escolar. Evidentemente, a ansiedade se torna presente nesse momento, uma vez que é chegada a hora de por em xeque aquilo que havia sido teorizado durante as aulas. Um planejamento bem estruturado se faz essencial, pois a elaboração de unidades didáticas possibilita a reflexão sobre o ser professor e o ser aluno, já que há a necessidade de preocupar-se com a forma de ensinar e de proporcionar o aprendizado. No que tange a Física, há uma série de conveniências que podem facilitar tal processo e, paradoxalmente, complicá-lo ao mesmo tempo. Isso ocorre com o emprego de experimentos, um recurso não inédito, mas infelizmente pouco utilizado. Acerca desses fatores, o presente trabalho relata o processo de construção e realização de um estágio docente em Física para o segundo ano do ensino médio, partindo de suas inquietações preliminares à análise dessa vivência em sua totalidade.

Palavras-chave: ensino de física; estágio docente; experimentos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.530

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Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

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ISSN: 2237-4450

 
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