EXPLORANDO CIÊNCIAS NUMA ÓTICA CTS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Resumo: Neste trabalho abordamos uma investigação realizada por uma das autoras, junto aos seus alunos do oitavo ano de escolaridade do Ensino Fundamental de uma escola do município do Rio de Janeiro (RJ), sobre as concepções prévias apresentadas pelos estudantes sobre o tema Alimentação. Descrevemos o planejamento elaborado pela professora, durante sua práxis, e com base nos resultados obtidos, analisamos sob uma ótica CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) a metodologia empregada na prática de ensino conhecida como Centro de Estudos do Aluno (CEST), adotada na organização curricular do Sistema Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro. Como suporte para a reflexão sobre a experiência relatada e o oferecimento de um espaço na organização curricular para implementação de um trabalho como o CEST, buscamos, além dos próprios documentos que regem sua realização, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em Ciências do terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental e pesquisas científicas disponíveis na literatura sobre Ensino de Ciências. O trabalho foi realizado objetivando a análise e reflexão sobre o contexto de uma prática de ensino diferenciado na transformação do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática abordada. Enfatizamos a prática pedagógica como articuladora das experiências vivenciadas pelos estudantes nos espaços escolares, o que constitui um diferencial em uma abordagem CTS.
Palavras-chave: CTS; ensino fundamental; práticas pedagógicas; investigação em ensino; CEST.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.532
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450