OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA EDIÇÃO DE LIVROS PARA PROFESSORES

Cristiane Muenchen, Demétrio Delizoicov

Resumo


Resumo: Com a publicação no final dos anos 1980 dos livros Metodologia do Ensino de Ciências e Física, a dinâmica didático-pedagógica conhecida como Três Momentos Pedagógicos (3MP) passou a ser disseminada. Ambas as obras se inserem na Coleção Magistério – 2º grau, que é resultado do Projeto “Diretrizes Gerais para o ensino de 2º grau: Núcleo Comum e Habilitação Magistério”, proposto e desenvolvido entre os anos de 1985-1988, pela COEM (Coordenadoria para Articulação com Estados e Municípios) da SESG (Secretaria do Ensino de 2º Grau do Ministério da Educação), com apoio administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É no decorrer desse projeto que ocorre interação entre o grupo de pesquisadores em ensino de Ciências que implementou a perspectiva freriana no contexto da educação escolar, ou seja, autores das obras Metodologia do Ensino de Ciências e Física, e educadores alinhados com premissas oriundas da perspectiva crítico-social dos conteúdos, que conceberam e coordenaram o desenvolvimento da Coleção Magistério 2º grau – série formação do professor. Esse contexto de interação é objeto de investigação no presente artigo, a partir da análise de como os 3MP foram abordados na obra Metodologia do Ensino de Ciências. Focalizou-se, portanto, processos de produção de práticas educativas e, desta forma, uma análise com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck, principalmente com relação à categoria “circulação de ideias”, se apresentou como um dos fundamentos para a compreensão desses processos.

Palavras-chave: três momentos pedagógicos; Freire; Fleck; ensino de ciências.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.534

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail