O QUE ESTÁ FALTANDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA MUDANÇA EFETIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – O PAPEL DA TIC
Resumo
Resumo: Os Saberes Científicos e Tecnológicos na Educação Contemporânea apontam para uma discussão interessante quanto à formação do professor das ciências e à presença da Tecnologia da Informação e da Comunicação, nessa área. A educação científica enfrenta atualmente problemas de diversas naturezas: massividade da demanda por escolas, falta de espaços, de salas de aulas, e falta de professores capacitados. O potencial das TICs para fazer frente a essas necessidades é indubitável e deve ser pesquisado para se conhecer a função desses dispositivos e sua adequação aos problemas - como levar o conhecimento de qualidade a todos. Na formação do professor as qualidades a serem desenvolvidas têm em geral natureza subjetiva e dificilmente transferíveis pelos modos usuais e presenciais de comunicação; a interação dialógica inteligente – atributo essencial numa situação de ensino – é apreendida muito mais pelo exemplo e portanto com a presença de um formador. Procuramos aqui uma forma de comunicar elementos de uma pedagogia de cunho construtivista, capaz de levar á interação dialógica inteligente, através de um site -Ensino de Física feito por professores de Física para professores de Física- que, através de uma matriz de estruturação e organização de material produzido por professores num programa de formação contínua presencial, possa ser acessível on-line, aos professores interessados, coerentemente com a concepção de ensino aprendizagem que as produziu. Além do material concreto, uma articulação numa rede de links, entre esses elementos deverá permite “navegar” pelos diferentes itens, sugerindo as ações na sala de aula e auxiliando o professor na construção do planejamento próprio. A estrutura elaborada até agora já permite utilizar esse acervo, entretanto o site continua e estará sempre em construção e reelaboração: www.fap.if.usp.br/~lumini
Palavras-chave: TIC na formação contínua, site para planejar o ensino, TIC e interação dialógica, construtivismo e TIC
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.540
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450