HIDRODINÂMICA: CONHECIMENTO CIENTÍFICO X CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS

Jair Augusto Gomes de Sant' Ana, Wallace Vallory Nunes, Luiza D’Oliveira Sant' Ana

Resumo


Resumo: Na observação de diversos fenômenos físicos são assumidas ideias a partir de concepções espontâneas. Estas ideias favorecem equívocos que são associados ao conhecimento popular denominado de “senso comum” que, geralmente, são atribuídos às pessoas de pouca escolaridade. As concepções espontâneas são próprias do ser humano e estão associadas à sua sensibilidade. No entanto, os conceitos físicos são assumidos a partir da experimentação baseada no conhecimento científico. No ensino de hidrodinâmica é importante a utilização do laboratório didático ou de aparatos em sala de aula, pois favorecem a observação de eventos e minimiza a construção de conceitos equivocados, possibilitando uma alfabetização científica. Este trabalho demonstrou que os principais equívocos de hidrodinâmica também encontram-se em grupos de maior formação escolar, inclusive de licenciandos.

Palavras-chave: hidrodinâmica; ensino de física; equívocos conceituais.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i2.547

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ISSN: 2237-4450

 
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