AS AÇÕES DOCENTES EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Wagner Marcelo Pommer

Resumo


Este texto descreve os resultados de uma pesquisa-ação que objetivou analisar algumas práticas interdisciplinaresdesenvolvidasem aula de Ciências, numa turma do 5ª ano do Ensino Fundamental. Como fator articulador do viés interdisciplinar destacamos um projeto educativo, elaborado com o intuito de abordar alguns aspectos dos impactos ambientais causados pela humanidade, tendo sido desencadeado a partir das indagações dos alunos frente à poluição causada pelo uso da gasolina e etanol, que gerou as indagações: como e quando se originou o petróleo? Esses combustíveis são produzidos industrialmente ou são extraídos da natureza?A partir de materiais do Instituto de Geociências da USP, a professora propôs que os alunos representassem alguns eventos na fita do tempo da Terra. As discussões oriundas localizaram a formação do petróleo como um recurso natural ‘não-renovável’ e fomentou comentários sobre as conseqüências atuais deste uso excessivo. A articulação interdisciplinar dos conhecimentos científicos gerou ambiente para responder as indagações dos alunos, permitindo ampliar as possibilidades de ações didáticas e revelando aspectos positivos na aproximação escola/universidade. Os registros escritos e orais efetivados e as observações que realizamos revelaram que tais ações mobilizaram recursos cognitivos, procedimentais e atitudinais dos alunos para enriquecer o repertório humano frente às questões ambientais.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.871

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Wagner Marcelo Pommer

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail