A INTERAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Resumo: A formação do professor é um processo contínuo. O momento de seu ingresso no curso de formação inicial é apenas um marco numa trajetória de crescimento em que, somados aos constituintes da história de vida desse indivíduo, conhecimentos de uma área específica, teorias pedagógicas e elementos práticos oriundos da atividade docente formarão a base sobre a qual a profissão irá se alicerçar. A partir desse contexto, foi desenvolvido um projeto de extensão universitária, que objetivou proporcionar um intercâmbio entre universidade e escola básica, oportunizando um aperfeiçoamento da formação inicial para o exercício da docência. Foi um trabalho que envolveu a acadêmica, docentes e discentes de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul na construção de aulas práticas para o ensino de Ciências e Biologia. As atividades foram realizadas no período de agosto de 2010 a dezembro de 2011. Desenvolveram-se atividades de confecção de cartazes e jogos didáticos, organização e preparação de aulas práticas, apresentações e discussões de vídeos, leituras e discussões de textos e artigos. Em síntese, o processo formativo foi enriquecido sobremaneira, uma vez que a experiência do ‘ser docente’ e a vivência da realidade escolar, num esforço conjunto, colaboram no aperfeiçoamento dos processos de ensino e de aprendizagem de todos os envolvidos.
Palavras-chave: Formação docente. Intercâmbio entre Universidade e Escola Básica. Ensino de Ciências e Biologia.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v2i3.916
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