PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO: AUXILIANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DIANTE DAS NECESSIDADES DA SOCIEDADE ATUAL
Resumo
Resumo: As mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas estão derrubando muitos paradigmas, fato esse que vem gerando alterações na forma de ver e de analisar esse novo mundo. Entende-se, que esse momento de transição, inclusive nas diversas áreas do conhecimento humano, vem exercendo modificações em todos os campos de atuação. Percebe-se então, que a habilitação das pessoas à compreensão dos conceitos básicos de Matemática, passa a ser um dos grandes desafios impostos à escola frente ao fenômeno da globalização. Nesse sentido, esse trabalho objetiva promover uma reflexão sobre algumas práticas educativas para o ensino da Matemática que atendem às exigências do processo ensino-aprendizagem do aluno nesse contexto de mundo globalizado. Para tanto, a trilha metodológica percorrida foi pautada na revisão bibliográfica, com estudo de obras em periódicos, livros, revistas, artigos científicos, dissertações e teses de autores que versam sobre as temáticas: Resolução de Problemas e Investigações Matemáticas. Pois, acredita-se que a proposta de situar o ensino da Matemática nos aportes dessas práticas de ensino, auxilia o processo de disseminar nos alunos aptidões úteis para a compreensão de mundo e, assim formar alunos capazes de compreender a atual sociedade e dela participar de forma crítica, criativa e ativa.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v2i3.918
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450