HISTÓRIA DA CIÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO A EPISTEMOLOGIA DE LUDWICK FLECK SOBRE A Helicobacter pylori
Resumo
Incluir a História da Ciência como a história da construção do conhecimento pode facilitar a educação científica, pois mostra através de episódios históricos o processo gradativo e lento dessa construção. Isso permite que se tenha uma visão mais concreta da natureza real da ciência, seus métodos e suas limitações. Este artigo utiliza a epistemologia de Ludwick Fleck, que faz uma abordagem crítica sistematizada e analisa o surgimento e desenvolvimento de um fato científico com base em dados históricos, na interpretação da construção do conhecimento sobre a bactéria Helicobacter pylori, causadora de úlcera. A identificação dos estilos de pensamento e dos coletivos de pensamento envolvidos no processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, provocando reflexões na área da educação científica. O estilo de pensamento dos pesquisadores Warren e Marshall foi determinante para a descoberta da bactéria, que além de revolucionar a interpretação das doenças gastroduodenais, alterou definitivamente o tratamento das mesmas. A compreensão da história da úlcera péptica corrobora para o reconhecimento de que o conhecimento científico está em permanente evolução, onde as aparentes certezas podem ser alteradas pelas inovações e resultados de pesquisas metodologicamente bem delineadas e realizadas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i1.1031
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