FIOS QUE TECEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB AS REDES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Resumo
O objetivo deste artigo foi apresentar estratégias para melhorar a qualidade de vida de uma comunidade, composta essencialmente por pescadores e artesãos de filé, por meio de um programa de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), inspirado em CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, que teve como um dos eixos norteadores a educação ambiental (EA). O artigo, aqui apresentado, encontra-se fundamentado em teóricos da ACT, CTS e EA, bem como em uma pesquisa etnográfica realizada na comunidade em estudo, localizada às margens da lagoa Mundaú, em Maceió, Alagoas. Com base nos dados teóricos e na pesquisa in loco, foi possível elaborar e implementar um programa de ACT, voltado às necessidades da comunidade do Pontal da Barra, por meio de uma educação não formal, onde a educação ambiental se fez presente, em um dos módulos ministrados, considerando a sua importância para aquela comunidade.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i1.1032
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ISSN: 2237-4450