APRENDENDO E ENSINANDO ATIVIDADES DE ENSINO DE FÍSICA COM CRIANÇAS NA VIVÊNCIA DO PROJETO NOVOS TALENTOS
Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar atividades relacionadas aos conceitos físicos realizadas no Ensino Fundamental, que tiveram como intuito incentivar nas crianças o prazer pela aprendizagem da Física e oportunizar a construção de conhecimentos de diferentes tópicos. Com isto, emergiu várias reflexões sobre a experiência de ensinar a referida disciplina para estudantes do Ensino Fundamental, já que na formação de professores não há essa relação com essa faixa etária. Estas atividades ocorreram dentro do Projeto Novos Talentos da Física da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, o qual é proposto e desenvolvido por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e estudantes do curso de Licenciatura em Física e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Nesse sentido, o trabalho vem discutir a importância do ensino de conceitos físicos no Ensino Fundamental e o aprendizado significativo que pode ocorrer nessa prática entre professores e alunos, já que não foi somente uma prática de ensino para os docentes do projeto, foi também, para estes, uma aprendizagem, visto não terem tido contatos prévios com este público, durante a vida acadêmica.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i1.1033
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450