ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Resumo
O livro didático está presente nas escolas, muitas vezes como único material utilizado pelos professores para produção do conhecimento em sala de aula com os alunos. A adoção dos livros não se dá apenas na sua presença física, mas também pela adoção do conteúdo e metodologia de ensino que apresenta, acabando por definir a constituição do próprio professor. Com uma afirmação tão poderosa, percebe-se a importância de estudar o livro didático a fim de avaliar as diferentes atividades pedagógicas presentes nos livros. A pesquisa utilizou a análise documental, dentro da abordagem qualitativa, investigando 10 livros didáticos de Ciências da 7ª série/8º ano, disponibilizados aos professores das escolas públicas de um município da região das Missões/RS. Após sua contextualização, os resultados obtidos mostraram que as atividades foram distribuídas em 17 categorias. A maioria dos livros analisados apresentavam textos curtos e fragmentados, poucas atividades a serem realizadas, por vezes de fácil resolução e que não exigiam um maior esforço por parte dos alunos. No entanto, atividades que estimulavam o raciocínio, em menor número, também estavam presentes. Portanto, é premente a necessidade de repensar as formas de utilização das atividades que o livro disponibiliza, devendo estas ser revistas e adaptadas pelo professor.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i1.1034
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